Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/07/2026, 9:46 h

7

96.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Freamunde

Destaque Freamunde

Condecorações e pedido da Terceira EIP

No sábado, 11 de julho, os Bombeiros Voluntários de Freamunde comemoraram mais um ano de dedicação e coragem, convidando toda a comunidade para uma festa repleta de alegria, memórias e muita camaradagem.

 

O programa de aniversário teve início ainda no dia 4 de julho, com romagem aos cemitérios e ao Monumento ao Bombeiro. Seguiu-se a Missa na Igreja do Divino Salvador em homenagem aos diretores, bombeiros e sócios falecidos.

 

No dia 11 de julho, o sábado começou com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, às 9h30. A receção aos convidados, à tarde, a partir das 15h30, seguindo-se a Sessão Solene, o Desfile Apeado e Motorizado, o juramento de bandeira dos novos bombeiros e finalmente o lanche de confraternização. 

 

Na sessão solene de aniversário estiveram presentes: Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira; José Luís Barros, presidente da Mesa da Assembleia Geral; Emanuel Santos, Liga Bombeiros Portuguesa; António Carvalho, da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto; Aida Carneiro, da Junta de Freguesia de Freamunde; Mendonça Pinto, presidente da direção e José Domingos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Frea­munde.

 

Na cerimónia foram condecorados com medalha de 10 anos de assiduidade: Sérgio Gabriel Alves Pedra, Rui Miguel Alves Reguenga, Sara Marlene Leão Neto, João Luís Sousa Miranda, Ana Lúcia Ferreira Gomes e Adrião Manuel Cerqueira Pinto.

 

 

 

 

Os bombeiros Alexandre Ribeiro Neto, Rui Emanuel Martins Leal, Ricardo Emanuel Martins Carneiro e Catarina Sofia dos Santos Teixeira receberam a medalha de 15 anos de assiduidade.

 

Foram de seguida entregues as medalhas de 20 anos de assiduidade a Joel Filipe Maia Rodrigues, Susana de Fátima Novais Nogueira, Luís Mauro Pinto Alves Peixoto, Aprígio Domingos Ferreira Gomes da Costa e Pedro Manuel Novais Nogueira. O sub-chefe Valdemar Fernando Silveira Leão recebeu a medalha de 25 anos de assiduidade.

 

Finalmente foi chamado o bombeiro de 2.ª Classe, António Martins Silva, a quem foi atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses o Crachá de Ouro, servindo este corpo de bombeiros, desde 21/09/1987, de forma exemplar sempre com total entrega à causa do voluntariado.

 

Na sessão solene foi reafirmada a necessidade de ter à sua disposição mais uma equipa de intervenção permanente (EIP) a acrescer às duas já existentes, a que Paulo Ferreira garantiu que, se o Governo se atrasar na criação da 3ª EIP para as corporações de bombeiros concelhias, a Câmara Municipal assumirá por inteiro o financiamento da sua criação e actividade.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Fenómenos Extremos

14/07/2026

Opinião

Um Governo Reformista

12/07/2026

Opinião

NÃO PASSAMOS DE CHIMPANZÉS

12/07/2026

Opinião

QUE REVISÃO CONSTITUCIONAL??? (1)

12/07/2026