Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/07/2024, 0:00 h

436

94.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Freamunde

Destaque Freamunde

DESTAQUE

No dia 13 de julho assinalou-se mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde. Nascida em 1930, a mais antiga corporação de bombeiros do concelho, deu início à celebração desta data, com o hastear da bandeira pela manhã de sábado.
As comemorações continuaram durante a tarde, com a presença das várias entidades institucionais, assim como vários comandantes de bombeiros de corporações vizinhas.

O vice-presidente da Autarquia, Paulo Ferreira, com o comandante da corporação José Domingos.

DESTAQUE DA EDIÇÃO N.º 2622 - 18/07/2024

 

 

Na sessão solene tomaram parte na entrega de medalhas o Comandante dos Bombeiros de Freamunde, José Domingos; o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, Mendonça Pinto; o Presidente da Mesa da Assembleia da A.H. dos Bombeiros de Freamunde, Moura Pereira, o Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil Tâmega e Sousa, Sérgio Barros; o Comandante José Beleza da Liga dos Bombeiros, o Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Paços de Ferreira, Paulo Ferreira. Receberam a Medalha Grau Cobre - 5 anos de assiduidade, os bombeiros: Carlos Gonçalves, José Silva, Joaquim Pinto, João Gomes, Diana Carneiro, Inês Costa, Beatriz Alves e Adriana Pinto. A Medalha Grau Prata – 10 anos de assiduidade foi atribuída aos Bombeiros: Ana Teixeira, Miguel Pedra e Cláudia Peixoto. Por fim, a Medalha Grau Ouro – 3 Estrelas – 25 anos de assiduidade foi concedida a Maximino Pacheco, Lúcio Silva, António Nunes, Vítor Carneiro, Luís Moreira e António Oliveira. 
 

 

A cerimónia serviu também celebrar a vitalidade dos Bombeiros de Freamunde, com a promoção de vários dos seus elementos. Foram promovidos a Bombeiros de 2ª: Ana Teixeira, Sérgio Pedra, Rui Reguenga, Miguel Pedra, Sandra Neto, Carlos Gonçalves, Sara Neto, Cláudia Peixoto, Jorge Costa e José Silva. A Bombeiros de 1º foram promovidos: Joel Rodrigues, Pedro Martins, Alexandre Neto, Rui Leal, Cristiano Alves, Ricardo Carneiro, Miguel Coelho, António Oliveira, Susana Nogueira e Luís Mauro Peixoto. Para finalizar, foram promovidos a Sub-Chefes: Maximino Pacheco, António Nunes, Vítor Carneiro e Valdemar Leão.
 

 

Para conclusão da sessão solene, o Comandante José Domingos aproveitou a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, para reforçar o pedido na formação da terceira equipa de intervenção permanente. Neste capítulo das reivindicações, José Domingos tocou na ferida que assola os Bombeiros em Portugal, a carreira profissional das mulheres e homens que todos os dias garante a protecção e a segurança das populações. Falta reconhecimento profissional aos Bombeiros, sendo necessário passar das palavras de apreço aos actos concretos.
 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA 

 

 

No discurso do presidente Mendonça Pinto foi confirmado que a unidade de formação, anseio e promessa da sua direcção, está em fase muito avançada, faltando apenas a torre. Após a sua conclusão, a estrutura criada será um orgulho para Freamunde e para toda a região, explicou o presidente e antigo comandante deste corpo de bombeiros. Sobre a outra grande pretensão da sua direcção, eleita há cerca de ano e meio, a ampliação e criação de novas valências no quartel dos Bombeiros de Freamunde, Mendonça Pinto informou todos os presentes, que o projecto das obras está concluído, e será remetido para a aprovação em breve.
 

 

Da Liga dos Bombeiros, o Comandante José Beleza homenageou os Bombeiros de Freamunde com a atribuição da Medalha COVID, agradecendo todo o esforço e resiliência demonstrada pela corporação, em todos os momentos difíceis vividos na pandemia. O momento foi também aproveitado, para reforçar a necessidade da profissionalização dos bombeiros.
 

 

As comemorações foram seguidamente, abrilhantadas pelo desfile de viaturas dos Bombeiros Freamunde, seguindo-se o juramento de bandeira dos novos bombeiros, que vieram reforçar esta corporação, que ao longo de 94 anos são o garante da protecção, auxilio e segurança da população. Aos Bombeiros Voluntários de Freamunde deixamos o nosso sincero agradecimento pela coragem, que nunca lhes falta na hora de salvar a vida de todos.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Rotundas ao nível do solo são um obstáculo para a mobilidade urbana

20/09/2024

Opinião

Freamunde: A Cidade que Perdeu a Sua Identidade

19/09/2024

Opinião

PROTEGER OS NOSSOS EMIGRANTES

18/09/2024

Opinião

UNIVERSITÁRIOS: AS GARANTIAS DAS AVALIAÇÕES PELO ESGOTO?

17/09/2024