Por
Gazeta Paços de Ferreira

09/04/2022, 0:00 h

226

425 alunos em campo “Aprendiz por um dia” na Páscoa

Munícipio

Venerável desde 2013 | Heroica Sílvia Cardoso

 

A 1.ª Via Sacra Motard juntou centenas de motociclistas. O evento foi organizado, no passado sábado 19 de março, pelo Moto Clube de Paços de Ferreira com a colaboração do Moto Clube de Lousada e das Paróquias de Paços de Ferreira e Meixomil e Senhor dos Aflitos (Lousada).

Os participantes arrancaram do Parque Urbano e passaram pelas localidades de Penamaior, Meixomil, Carvalhosa, Freamunde, Covas, Ordem, Cristelos, Silvares, Alvarenga, Nogueira, Macieira, Vilar do Torno e terminaram o percurso na Senhora da Aparecida, no concelho de Lousada. Esta manifestação original de caráter religioso serviu ainda para apelar “ao fim da guerra na Europa e à harmonia entre os povos, lembrando, sobretudo, as vítimas do conflito entre a Rússia e a Ucrânia”.

Centenas de motociclistas na

Via Sacra Motard de Paços a Lousada

A 1.ª Via Sacra Motard juntou centenas de motociclistas. O evento foi organizado, no passado sábado 19 de março, pelo Moto Clube de Paços de Ferreira com a colaboração do Moto Clube de Lousada e das Paróquias de Paços de Ferreira e Meixomil e Senhor dos Aflitos (Lousada).

Os participantes arrancaram do Parque Urbano e passaram pelas localidades de Penamaior, Meixomil, Carvalhosa, Freamunde, Covas, Ordem, Cristelos, Silvares, Alvarenga, Nogueira, Macieira, Vilar do Torno e terminaram o percurso na Senhora da Aparecida, no concelho de Lousada. Esta manifestação original de caráter religioso serviu ainda para apelar “ao fim da guerra na Europa e à harmonia entre os povos, lembrando, sobretudo, as vítimas do conflito entre a Rússia e a Ucrânia”.

 

Onda de solidariedade com o povo ucraniano

Na passada terça-feira, 22 de março, partiu de Paços de Ferreira um camião carregado de bens de primeira necessidade e emergência médica no âmbito da iniciativa “Unidos pela Ucrânia”. A contribuição pacense foi organizada por um grupo que se formou no concelho tendo uma ucraniana como porta-voz. A mesma teve já de tranquilizar os seus conterrâneos recém-chegados a Paços de Ferreira, pois por não conhecerem os nossos costumes, apanharam um valente susto com o fogo de artifício!

No mesmo dia, um autocarro de uma empresa de Carvalhosa partiu com destino a uma cidade da Polónia que dista 14 km da fronteira com a Ucrânia. Nele levava donativos angariados para apoiar a missão humanitária. Está previsto que no regresso traga consigo mais 45 refugiados ucranianos.

Na passada semana foi ainda lançada, pelo Governo, a Plataforma PortugalforUkraine (www.portugalforUkraine.gov.pt), um sítio agregador do conjunto de respostas do Estado Português em relação ao conflito armado na Ucrânia. Todas as iniciativas e informações pertinentes sobre este assunto podem ser consultadas nesta plataforma, incluindo os contactos mais diretos para quem precisa de ajuda ou quer ajudar na integração e acolhimento de refugiados ucranianos.

 

Rumo às Jornadas Mundiais da Juventude

Vigairaria promoveu encontro

Jovens (e menos jovens) de diversas paróquias do concelho juntaram-se, na passada quarta-feira, 23 de março, para orarem em conjunto e assinalarem o dia rumo às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ23), que vão ter lugar em Lisboa no próximo ano. A Vigairaria de Paços de Ferreira agradeceu à Unidade Pastoral das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão, por ter providenciado o ponto de encontro desta iniciativa, o Salão Paroquial de Arreigada.

 

Venerável desde 2013

Heroica Sílvia Cardoso

Passaram já nove anos desde o dia 27 de março de 2013, quando o Papa Francisco declarou Sílvia Cardoso “verdadeiramente heroica na prática das virtudes cristãs”.  A Catequese de Paços de Ferreira realça o seu legado: “A agora Venerável Sílvia Cardoso foi a impulsionadora de várias obras sociais de apoio a crianças, juventude e idosos em Portugal. Uma mulher de fé profunda e atuante na formação de leigos através de uma intensa atividade promotora de retiros espirituais.”

 

Dia Mundial do Teatro

Teatro para Bebés na Biblioteca

O Dia Mundial do Teatro foi comemorado no domingo 27 de março. O Município proporcionou, nessa data, uma sessão matinal de Teatro para Bebés (na realidade destinou-se a famílias com crianças até 5 anos) na Biblioteca Professor Vieira Dinis. “A Cozinha da Avó” caracterizou-se “pelo cenário colorido e tridimensional e pela constante descoberta das receitas do tradicional livro da avó”, com “uma boa dose de curiosidade, uma pitada de peripécias e uma mão cheia de surpresas”.

 

425 alunos em campo
“Aprendiz por um dia” na Páscoa

A atividade “Aprendiz por um dia” regressa durante a interrupção letiva da Páscoa (de 11 a 14 de abril). Envolverá 425 alunos do 9.º ano das escolas do concelho e cerca de 60 entidades e empresas da região. Todas as deslocações ao abrigo deste projeto, dentro e fora do concelho, serão asseguradas, gratuitamente, através dos autocarros da Câmara Municipal.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025