19/05/2024, 0:00 h
424
CULTURA
As crianças com Cidália Fernandes, autora do livro “E há cravos felizes!”
Tardes na Biblioteca
Pássaros e Liberdade
Decorreu no domingo, 28 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal, mais uma iniciativa no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.
“Pássaros e Liberdade - O Protesto” consistiu numa performance pelo grupo Som do Algodão, com música e poesia para todas as idades.
Em família
A atividade “Em Família Conto Com(voz)co” foi desenvolvida na Biblioteca Municipal, na tarde de domingo, 4 de maio, com a presença da autora Cidália Fernandes, em torno do seu livro “E Há Cravos Felizes!”.
SINOPSE
Esta fábula em forma de teatro começa com um diálogo entre duas gaivotas, porque uma delas escutou um homem na praia a cantar a música “Uma gaivota voava, voava”. A curiosidade leva-as a visitar uma coruja que prontamente começa por lhes contar a história da revolução. Mas elas não estão interessadas em histórias dos homens e a coruja conta-lhes então uma história que aconteceu numa floresta, protagonizada por um Urubu ditador. Trata-se de uma alegoria aplicada ao movimento do 25 de Abril. Além de ilustrações de aves e de animais, o livro tem ainda um conjunto de ilustrações alusivas ao 25 de Abril. É, pois, um projeto para miúdos e para graúdos.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
“As Portas que Abril Abriu”
Realizou-se na sexta-feira, dia 26 de abril, uma tertúlia intitulada “As Portas que Abril Abriu”, promovida pelo jornal a Tribuna Pacense na sua sede. Foi ainda montada uma exposição de fotografias subordinadas ao tema.
Café-Concerto Poetizar Abril
A Escola Secundária D. António Taipa promoveu, na sexta-feira de 26 de abril, mais uma atividade com a missão de assinalar o Cinquentenário da Revolução dos Cravos. Tratou-se do Café-Concerto Poetizar Abril, onde foram relembradas memórias de Abril.
“Memórias do 25 de abril de 1974” por José Carlos Vasconcelos
Durante a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, foi exibido o documentário “Memórias do 25 de abril de 1974”, com José Carlos Vasconcelos.
O documentário, com guião de Luís Miguel Martins, foi produzido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira e coordenado pelo Observatório Cultural José Carlos Vasconcelos.
Esta produção pode ser visualizada em: https://curtlink.com/FNvWBC
Concerto de jazz na Casa da Cultura
Na Casa da Cultura de Freamunde desfrutou-se de um final de tarde ao som de música jazz. Aconteceu no domingo, 28 de abril, com o quarteto Solaris a tocar para os apreciadores deste carismático estilo musical.
O concerto fez parte das Comemorações do 25 de Abril no Município.
Loja Nova, Freamunde: “50 Anos de Liberdade”
A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós inaugurou, na Loja Nova, em Freamunde, a exposição coletiva “50 Anos de Liberdade”, composta por 150 trabalhos de desenho, escultura, fotografia e pintura, realizados por artistas de Freamunde, Carvalhosa, Figueiró, Paços de Ferreira, Sanfins e por alunos do Agrupamento de Escolas D. António Taipa, Centro Escolar de Freamunde e Escola Secundária de Paços de Ferreira.
O escritor e poeta freamundense José Carlos de Vasconcelos proferiu algumas palavras sobre a efeméride e leu o seu poema “A Dita Dura”, editado em 1970.
A exposição esteve aberta até sábado, 4 de maio.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025