Por
Gazeta Paços de Ferreira

31/10/2023, 0:00 h

1712

15.º CONVÍVIO DOS “MANCEBOS’85 DE FREAMUNDE”

Freguesias Freamunde

FREGUESIAS

Este jantar de confraternização foi organizado por Carlos Machado, Francisco Carneiro, José Gomes, Nuno Fifa e Rui Ribeiro. Perto das 20 horas, esta Comissão Organizadora deu as boas-vindas a cerca de quatro dezenas de “mancebos” e, para anunciar o evento, foi queimada uma pequena sessão de fogo-de-artifício em frente ao restaurante.

No pretérito dia 13 de outubro decorreu o “15.º Convívio dos Mancebos de 1985 de Freamunde”, na Sede do Grupo Folclórico de Freamunde, bem perto da Escola Secundária desta cidade, que tem no seu brasão o capão e símbolos de cultura, trabalho e paz. Aproveito para lembrar que, nas paredes do restaurante, está pintada num quadro de azulejos a seguinte quadra da “Poesia Popular Portuguesa:

 

 

“Um copo de vinho verde

Nunca fez mal a ninguém

A cabeça só se perde

Quando a gente não a tem.”

 

 

Este jantar de confraternização foi organizado por Carlos Machado, Francisco Carneiro, José Gomes, Nuno Fifa e Rui Ribeiro. Perto das 20 horas, esta Comissão Organizadora deu as boas-vindas a cerca de quatro dezenas de “mancebos” e, para anunciar o evento, foi queimada uma pequena sessão de fogo-de-artifício em frente ao restaurante.

 

 

Já a Seleção Portuguesa de Futebol tinha marcado o seu primeiro golo frente à da Eslováquia e, os “mancebos’1985”, isto é, os rapazes nascidos em 1966, estavam sentados à mesa a conviver e a concluir que, o número de participantes deste ano, poderia ser bem maior se alguns não tivessem decidido ir ao Estádio do Dragão ou a Montalegre, à “noite de sexta-feira 13”!...

 

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

No entanto, como tem sido hábito, a boa disposição esteve sempre presente durante todo o jantar convívio, que muito tem contribuído para “matar” saudades, enraizar a amizade entre o grupo e fazer lembrar o tempo de escola, recruta e da tropa, bem recordados ao som de bombo, caixa e ferrinhos, tocados por alguns “mancebos”.

 

 

E ainda, no momento de encetar o bolo comemorativo, foi feito um minuto de silêncio em memória aos “mancebos” já falecidos e oferecido, a todos os presentes, uma pequena lembrança.

 

 

Por fim, para dar continuidade a este convívio saudável, foi eleita a seguinte Comissão Organizadora: António Carneiro Nogueira, Joaquim Machado Leal, Joaquim Manuel Alves Ribeiro e Jorge Humberto Ribeiro de Sousa para, no próximo ano, agendar novo “Recrutamento”.

 

 

O mancebo:

Carlos Costa

 

 

 

Opinião

Opinião

Tanta gente sem casa e tanta casa sem gente

3/10/2025

Opinião

OS DRONES EM DANÇA

1/10/2025

Opinião

O REGRESSO À LEITURA EM PAPEL

1/10/2025

Opinião

POR UMA NOVA AGENDA EUROPEIA DO CONSUMIDOR

30/09/2025