Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/08/2021, 16:51 h

105

É tempo de férias

Educação

Estamos no início de agosto e finalmente os professores estão de férias. Dirão alguns: que sorte, que privilegiados! Pois, não tanto assim, e no que se relaciona com o tema férias até acho que os professores não são beneficiados nesse sentido, pelo menos no que respeita ao período em que poderão gozar as férias. Obrigatoriamente são gozadas no mês de agosto, não há cá escolha por épocas mais baratas ou mais calmas; não há acordo entre patrão e empregado, ficamos aprisionados pelo calendário escolar.

Somos uma classe que às vezes parece tolinha quando, nos últimos dias de julho, nos despedimos uns dos outros e dizemos: até para o ano! Realmente…o nosso ano recomeça a 1 de setembro.

Este ano, com o prolongamento do calendário escolar até 8 de julho, os restantes dias do mês tornaram-se pouquíssimos para tanta coisa que havia a fazer. Passará despercebida à maioria das pessoas a quantidade de tarefas que são necessárias fazer no final de um ano letivo: avaliação dos alunos, turmas, reuniões de articulação, avaliação de planos anuais de atividades e elaboração do que será concretizado no ano seguinte, entre muitas outras coisas.

Após um ano muito exigente, devido às condicionantes pandémicas, era evidente o cansaço dos docentes, tal como tínhamos sentido nos alunos.

No entanto, as últimas 3 semanas de julho foram uma maratona para finalizar o ano que termina, e para preparar minimamente o que se aproxima. E, por isso, esta nossa profissão tem algumas características muito próprias: estamos a fechar a porta a um ano letivo, mas já estamos a perspetivar o próximo, havendo momentos em que os dois se cruzam.

Assim, é imprescindível parar e recuperar forças para podermos voltar com energia suficiente para superar as adversidades que nos possam surgir, e que são uma incógnita, tal como aconteceu nos últimos dois anos letivos.

Posto isto, também eu vou aproveitar e desligar uns dias para regressar a 1 de setembro cheia de energia e de ideias novas para implementar com uma nova turma de 1º ano que irei receber.

Desejo a todos umas boas férias e cá nos encontraremos no próximo ano para partilhar convosco uma série de projetos que iremos implementar no nosso Agrupamento sempre na senda do sucesso dos nossos alunos.

Rosário Rocha, AE de Frazão

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025