Por
Gazeta Paços de Ferreira

15/05/2025, 21:31 h

104

RECORTES DE JORNAIS

Atualidade

DIARIAMENTE SEMPRE QUE POSSÍVEL

A greve não é um capricho - é o último recurso de quem vê as suas reivindicações ignoradas.

 

16 de Maio de 2025

Adão e Silva, PUBLICO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------

O político como masoquista

Como as campanhas eleitorais são os momentos da carnavalização da política, nunca foi grande pecado ser demagogo nesses momentos, que são a estação quase oficial da demagogia.

António Guerreiro, PUBLICO
 

--------------------------------------------------------------------------------------

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel | D

O carniceiro de Gaza – é um cognome que lhe assenta como uma luva, depois de mais de 53 mil pessoas mortas e mais de 113 mil feridos. Nem os terroristas do Hamas, autores do massacre de 7 de outubro, chegaram tão longe. Não podemos confundir Israel com este bárbaro, mas há muito que chegou o momento do mundo se levantar contra o genocídio que comanda.

André Macedo, O Jornal Económico

------------------------------------------------------------------

É preciso mudar a lei da greve em Portugal?

A greve não é um capricho - é o último recurso de quem vê as suas reivindicações ignoradas.

Tiago Oliveira, EXPRESSO

----------------------------------------------------------------------

O país mais poderoso do mundo com um Presidente demente

Pacheco Pereira, SÁBADO

15 de Maio de 2025

Delegaciones de Ucrania y Rusia se encontrarán en Estambul sin Zelensky ni Putin

teleSURtv.net

Icono de reloj15 de mayo, 2025

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Israel matou “600 pessoas em 24 horas,

400 das quais eram crianças.”

Desde outubro de 2023, Israel matou, pelo menos, 53 mil palestinianos. Depois de quebrar o cessar-fogo, num só dia (18 de março) matou “600 pessoas em 24 horas, 400 das quais eram crianças.”

E governos como o português assistem impávidos a “uma das manifestações mais ostensivas e impiedosas da profanação da vida e da dignidade humanas”. 

Manuel Loff, PUBLICO, 14.5

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Preservar a memória

Quando o Chega e o seu líder gritam contra “50 anos de corrupção” estão a branquear um regime em que a maior corrupção começava nas cúpulas; com a diferença de que, então, não era permitido criticar.

Elísio Estanque, PUBLICO, 14.5


--------------------------------------------------------------------------------
 

SÓ DOIS EM CADA DEZ CASAMENTOS SÃO PELA IGREJA

Tirando 2020, é o valor mais baixo de sem­pre. Dois ter­ços são pri­mei­ros casa­men­tos e em 29% exis­tiam filhos

JN, 14.5

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1927 Rea­liza-se a pri­meira volta a Por­tu­gal em bici­cleta. Antó­nio Augusto de Car­va­lho, pelo Car­ca­ve­los, vence a prova.

1944 Holo­causto. Começa a depor­ta­ção dos judeus da Hun­gria para o campo de exter­mí­nio nazi de Ausch­witz.

1964 A equipa de fute­bol do Spor­ting vence o MTK Buda­peste, por 1-0, na fina­lís­sima da Taça das Taças e con­se­gue desta forma o seu pri­meiro troféu euro­peu, no está­dio Bosuils­ta­dion-Deurne, em Antu­ér­pia

2018 Cerca de 50 adep­tos do Spor­ting, com a cara tapada, inva­dem a Aca­de­mia Spor­ting - Cen­tro de Fute­bol do Spor­ting Clube de Por­tu­gal, em Alco­chete, durante o treino da equipa prin­ci­pal de fute­bol, e agri­dem joga­do­res e equipa téc­nica.

 

13 de Maio de 2025

Países europeus Ucrânia Gaza

O que os países europeus estão dispostos a fazer pela Ucrânia não estão dispostos a fazer por Gaza e pela Cisjordânia, como se existisse alguma diferença entre o que Putin e Netanyhau têm feito

Amilcar Correia, PUBLICO, 13.5

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Máquinas dos partidos

Quem decretou que os órgãos de comunicação social devem abster-se de fazer uma reflexão sobre interesse público e deixar-se aprisionar pelas máquinas dos partidos?

Pedro Norton, in PUBLICO, 13.5

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1917 Relato da pri­meira apa­ri­ção de Nossa Senhora em Fátima, em Por­tu­gal, segundo os pas­to­res Lúcia, Jacinta e Fran­cisco Marto.

1934 Inau­gu­ra­ção do monu­mento ao Mar­quês de Pom­bal, na Praça Mar­quês de Pom­bal, em Lis­boa

 

1968 Come­çam, em Paris, as nego­ci­a­ções de paz entre os Esta­dos Uni­dos e o Viet­name do Norte.

1981 O Papa João Paulo II é ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, no Vati­cano, pelo turco Meh­met Ali Agca.

1991 O Papa João Paulo II vem pela segunda vez ao San­tu­á­rio de Fátima, como pere­grino, no 10.° ani­ver­sá­rio do seu aten­tado na Praça de S. Pedro, no Vati­cano, e pre­side à pere­gri­na­ção inter­na­ci­o­nal ani­ver­sá­ria.

2000 O Papa João Paulo II bea­ti­fica os viden­tes Jacinta e Fran­cisco Marto, no San­tu­á­rio de Fátima.

2015 Em Por­tu­gal, entra em vigor o novo acordo orto­grá­fico da Lín­gua Por­tu­guesa

2017 O Papa Fran­cisco cano­niza, às 10:27, em Fátima, os pas­to­ri­nhos Jacinta e Fran­cisco Marto. São as duas pri­mei­ras cri­an­ças não már­ti­res a ser ele­va­das à cate­go­ria de san­tos pela Igreja Cató­lica.

- Por­tu­gal ganha pela pri­meira vez o Fes­ti­val Euro­vi­são da Can­ção, com “Amar pelos dois”, inter­pre­tada por Sal­va­dor Sobral, no Cen­tro Inter­na­ci­o­nal de Expo­si­ções de Kiev, na Ucrâ­nia.

.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Temas euro­peus e inter­na­ci­o­nais

estão pra­ti­ca­mente ausen­tes do debate

E se esta quase pobreza de dis­cus­são é apon­tada às ques­tões naci­o­nais, temas euro­peus e inter­na­ci­o­nais estão pra­ti­ca­mente ausen­tes do debate. Em sín­tese, e ape­sar de ainda fal­ta­rem alguns dias, esta cam­pa­nha foi pobre em dis­cus­são, exces­siva em fogo de arti­fí­cio e quase ausente em ter­mos de futuro.

Nuno Marques, JN, 13.5

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viva “nossa senhora da bola”!

Claro que nin­guém indem­ni­zará os negó­cios que fica­ram fecha­dos desde a hora de almoço de sábado, mesmo havendo empate no fim.

Nin­guém com­pen­sará os que fica­ram impe­di­dos de tra­ba­lhar, de cir­cu­lar e sem acesso a trans­por­tes públi­cos durante toda a tarde de sábado.

Mas tam­bém nin­guém parece impor­tar-se com isso, por­que a cegueira pelo fute­bol é grande, a vio­lên­cia que lhe está asso­ci­ada é nor­ma­li­zada e viva “nossa senhora da bola”!

Capicua, JN,13.5

12 de Maio de 2025

Rússia e Ucrânia na Turquia?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma perda para o mundo

A morte do Papa Francisco é, inegavelmente, uma perda para o mundo. Não como chefe da Igreja Católica mas como homem universalista e humanista que soube evitar e contornar as questiúnculas vaticanas, velhas de séculos, para se dedicar a pensar e a agir sobre as coisas do mundo e da humanidade; as coisas que nos levam por caminhos transviados, quem sabe se fatais e que o Papa, não como santo mas como ser humano, tentou travar com a sua sensibilidade e espírito fraterno.

José Goulão, in Strategic Culture Foundatin, 8.5

 

 

AD, Iniciativa Liberal e Chega defendem o mesmo: desmantelar e privatizar o SNS

AbrilAbril 12 DE MAIO DE 2025

Em plena campanha eleitoral a direita procura criar polémicas estéreis para não ver as suas ideias dissecadas. No entanto, analisando o programa eleitoral da AD, da Iniciativa Liberal e do Chega entende-se que os objetivos são os mesmos e acabar com o SNS é um deles. 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pacheco Pereira tem razão: o que os partidos pensam sobre Israel é fundamental

Sabemos pouco sobre o que os partidos pensam sobre as atrocidades em Gaza (com excepções), enquanto a Europa está totalmente abúlica perante a carnificina de Israel. E isso é importante para votar.

Ana Sá Lopes, PUBLICO, 12.5

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 E da Europa não sai um pio.

Assiste impá­vida e serena à matança.

O Governo de Israel, com o com­pa­drio de Trump, apro­vou o plano para con­quis­tar Gaza – em ter­mos obje­ti­vos, é uma matança, é o tri­unfo do ferro e do fogo, é a expul­são de um povo, o pales­ti­ni­ano, das suas ter­ras.

Puro geno­cí­dio.

JN,12.5

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque não escrevem que são as políticas do PS e PSD que estão a concertadamente a actuar nesse sentido?

Peut être une image de 1 personne et texte qui dit ’COMPRAMOS OURO OU VOC Valores aac B00EN77 VALORESE ata quatro amigos em Tavira. Mais de 300 pessoas por dia aderem a um seguro de saúde Já há cerca de cinco milhões de beneficiários dos vários sistemas. Problemas no SNS estão a empurrar oS doentes para o privado P.405 METRO DO PORTO LINHA ROSA COMECA A GANHAR FORMA P.6e7 Galaxy A23 5G em Fitagorica para JN/TSF TVL/CNN Braga’

JN, 12.5

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

“Guerra, nunca mais!”, diz Papa perante mar de fiéis

Citando Fran­cisco, Leão XIV denun­ciou cená­rio de “III Guerra Mun­dial em peda­ços” e lamen­tou a situ­a­ção atual na Ucrâ­nia e na Faixa de Gaza

 

JN, 12.5

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um terço do Alentejo já escapa aos portugueses

Investimento agrícola estrangeiro ascende a 1,6 mil milhões

Herdades com mais de 100 hectares e regiões com boa oferta de água são as mais procuradas.

JN, 12.5

 

 

11 de Maio de 2025

 

 

Um dever de protestar e actuar

Massacre cruel

O que se passa em Gaza e no território da Autoridade Palestiniana convoca não só a política, a geopolítica, .as relações de forças entre Estados, o mundo do “Ocidente” e do Oriente, todos os conflitos em curso, o “Sul global”, o papel das Nações Unidas, mesmo o direito internacional, convoca tudo o que quiserem, mas tudo está abaixo de um repto moral, de uma obrigação de falar, de um dever de protestar e actuar perante um massacre cruel, diante dos nossos olhos, de um povo, o palestiniano.

Pacheco Peeira, PUBLICO,11.5

 

----------------------------------------------------------------------------------------------

A colagem à Igreja Católica ainda dá votos?

Montenegro parece achar que sim

A campanha cavaquista contra o ateísmo de Sampaio foi muito dura e não serviu de nada em 1996. Se no século XX a colagem à Igreja Católica não funcionou, é difícil que funcione em 2025.

Ana Sá Lopes, PUBLICO, 11.5



-------------------------------------------------------------------------------------------

1962 A polí­cia de cho­que cerca e prende cerca de 1500 estu­dan­tes, alguns dos quais em greve de fome, reu­ni­dos na can­tina da Cidade Uni­ver­si­tá­ria, em Lis­boa.

1982 Greve geral con­vo­cada pela Con­fe­de­ra­ção Geral dos Tra­ba­lha­do­res Por­tu­gue­ses (CGTP), em res­posta à vio­lên­cia poli­cial ocor­rida no 1. de Maio.

2021 O Spor­ting con­quista o título de cam­peão naci­o­nal da I Liga de fute­bol, 19 anos depois.

 

10 de Maio de 2025

10.05. 1958 - Humberto Delgado : "Obviamente, demito-o"

Durante a conferência de imprensa de lançamento da sua campanha para as eleições presidenciais, no Café Chave d’Ouro em Lisboa, Humberto Delgado proferiu uma frase que viria a ficar célebre: «Obviamente, demito-o!»

O General referia-se, obviamente, a Salazar.

 

1968 Regis­tam-se os con­fron­tos mais vio­len­tos entre estu­dan­tes e polí­cia, desde o iní­cio da crise estu­dan­til, em França. Os estu­dan­tes ocu­pam o Quar­tier Latin e fazem bar­ri­ca­das. Há levan­ta­men­tos em Bordéus, Gre­no­ble, Lille, entre outras cida­des fran­ce­sas.

 

1972 José Afonso inter­preta pela pri­meira vez em público “Grân­dola Vila Morena”, em San­ti­ago de Com­pos­tela.

1981 Pri­meira vitó­ria do soci­a­lista Fran­çois Mit­ter­rand nas elei­ções pre­si­den­ci­ais fran­ce­sas.

1984 Morre, aos 41 anos, após dez dias em estado de coma, o ciclista por­tu­guês Joa­quim Agos­ti­nho.

 

9 de Maio de 2025

Corrupção desportiva vale 1,4 biliões de euros.

Veja o “Jogo Económico”

João Paulo Almeida, perito em “match fixing” e analista do Observatório Jogo Responsável, vem ao Jogo Económico explicar o impacto e como é que Portugal se enquadra neste contexto. Conheça ainda os números que marcam o dérbi do século.

Jogo Económico

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Disco da corrida aos armamentos

Ursula von der Leyen, António Costa, Kallas e outros engoliram o disco da corrida aos armamentos.

Há dinheiro a rodo para a indústria da morte.

Não o há para a saúde e para a habitação, mas há 800 000 milhões de euros … para armas.

Diz da loucura em que vivem os dirigentes europeus, fechados numa bolha onde não entra a vida das populações e dos povos europeus.

Domingos Lopes, in O Chocalho

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

«Mais de 3 milhões de palestinianos estão refugiados em outros países na região.

Mais de 80 % do seu território é hoje ocupado por Israel (..

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

CGTP acusa primeiro-ministro de atacar lei da greve e conquistas de Abril

Tiago Oliveira afirmou durante a concentração de trabalhadores da fábrica do sector automóvel Autoneum, em Setúbal, que as declarações de Montenegro são «ataque do Governo ao direito à greve e às conquistas de Abril».

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

428 000 000

O lucro da EDP no primeiro trimestre subiu 21% face ao mesmo período do ano passado, para 428 milhões de euros.

AbrilAbril, 9.5

----------------------------------------------------------------------------

Pobreza e Armas

100 milhões de europeus estão em risco de pobreza e a senhora está a dar milhares de milhões às empresas de armamento

Eurodeputado do Partido do Trabalho da Bélgica, dirigindo-se a Ursula von der Leyen.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 ASSINATURAS GRATUITAS DIGITAIS

Arranca hoje programa de adesão gratuita a assinaturas digitais de jornais ou revistas para jovens entre os 15 e os 18 anos

A adesão pode ser feita a partir das 14h00, através do Portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na app gov.pt ou num Espaço Cidadão. Na lista estão as seguintes publicações: Correio da Manhã; Diário de Notícias; ECO; Expresso; Jornal de Notícias; Jornal Económico; Observador; Público; Sábado; Vida Económica e a Visão.

Jornal Ecnómico,9.5.25

 

 

8 de Maio de 2025

 

Comemoração da derrota nazista na Rússia: através de ameaças e intimidações, a UE está a ultrapassar perigosamente os seus limites

08/05/2025 Les Crises

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A eleição de Leão XIV freou a contraofensiva do setor ultra da Igreja Católica

Sociedade Natalia Chientaroli

elDiario.es

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

População empregada volta a aumentar em 2025 e aproxima-se dos 5,2 milhões

08 MAIO 2025 10:00

 

Cátia Mateus

Jornalista

Éo número mais alto de que há memória no país. No primeiro trimestre deste ano, a população empregada em Portugal voltou a registar nova subida, contabilizando 5,18 milhões de pessoas. São mais 122 mil indivíduos (2,4%) do que nos mesmos três meses do ano passado, mostram os dados do Instituto Na­cional de Estatística (INE) divulgados esta semana.

É fundamental contextualizar este crescimento num quadro em que a população portuguesa autóctone está em acentuado declínio, fruto do envelhecimento, da emigração jovem persistente e de uma natalidade estruturalmente baixa. Sem o reforço de centenas de milhar de imigrantes que, com coragem e esperança, escolheram Portugal para refazer as suas vidas, estes números nunca teriam sido alcançados. 

Expresso,8.5

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

HABEMUS PAPAM

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

 

Cardel Robert Francis Prevost, Leão XIV

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O caso de uma empresa portuguesa que se destaca pelos métodos diferentes de trabalho


Bem Estar, Felicidade e Trabalho são palavras que nem sempre andam a par, mas nos dias de hoje fazem cada vez mais sentido. Há empresas que procuram, cada vez mais, uma boa relação entre os diversos conceitos com impacto no dia a dia dos trabalhadores e ganhos na produtividade. Já lhe temos dado conta de alguns exemplos no Expresso. Esta semana conhecemos em detalhe, através de uma reportagem televisiva, o caso de uma empresa portuguesa que se destaca pelos métodos diferentes de trabalho com resultados reconhecidos. É um processo ainda raro no panorama geral, mas que merece um olhar mais atento. É o que faz esta reportagem da SIC que revela um cenário pouco vulgar: concilia trabalho com cultura e inovação. Ora espreite!.

AQUI

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

CRESCER PARA RENDER … FORMAR PARA VENCER!...

15/05/2025

Opinião

SERVIÇO NACIONAL DO NUMERÁRIO SERVIÇO DE INTERESSE GERAL

11/05/2025

Opinião

Cuidar da comunidade é construir o futuro!

11/05/2025

Opinião

Memória política

11/05/2025