26/10/2025, 0:00 h
27
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
A nível nacional parece clara a vitória do PSD (sozinho ou em coligação). A lógica diz que se existe um vencedor tem necessariamente de existir um (ou mais) derrotado. Não há volta a dar.
O grande derrotado (não sabemos se a palavra “grande” ainda se aplica neste caso, mas …), mais uma vez, foi a CDU já que reduziu significativamente as câmaras que tinha desde as últimas eleições.
Estranhamente, ou talvez não, o PS e o CHEGA tiveram bons resultados, seja porque se vaticinavam perdas significativas, que não aconteceram, seja porque não tinham nada e agora tem qualquer coisa.
No nosso concelho, tivemos uma clara demonstração de maioridade da população. Pode não ser, como não é, no nosso caso, o da Câmara Municipal, o que gostaríamos que fosse, mas não podemos, em verdade, deixar de olhar para os resultados com uma certa dose de admiração.
Parece-nos, de forma clara, que o povo de Paços de Ferreira atingiu a maioridade eleitoral e já não se deixa influenciar decisivamente pelas máquinas eleitorais.
Senão vejamos de forma objectiva.
A população foi clara na grande maioria das freguesias (11) ao dar a vitória à coligação MAIS do PSD/CDS.
.jpg)
Na maioria dos casos em continuidade, noutros alterando o sentido de voto das últimas eleições, mas, claramente, votando nos projectos, nas pessoas e por consequência na coligação MAIS.
A maior prova deste facto foi o de, em simultâneo, dar a vitória para a Câmara Municipal ao PS e, assim, também reconfirmar a sua confiança na administração, que governa a Camara desde 2013.
É a democracia a funcionar. Curioso e interessante será acompanhar a situação da assembleia municipal, pois, factualmente, existe um vitória do PS (10 deputados do PS e 9 deputados da coligação MAIS eleitos de forma directa), mas este órgão tem características próprias e, por isso mesmo, ainda teremos “cenas dos próximos capítulos” quanto à sua presidência.
Não vale a pena algumas pessoas, normalmente ligadas ao PS, reclamarem, desde já a vitória, que o presidente tem de ser do PS, etc, etc, pois, como essas pessoas também sabem que este órgão tem características próprias e, por causa disso, no final as coisas podem ser diferentes.
A coligação MAIS tem claramente mais deputados municipais com assento na assembleia municipal do que todos os outros, PS e CHEGA. É a democracia com regras a funcionar e não podemos querer isto só quando nos dá jeito.
20/10/2025
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
26/10/2025
Opinião
26/10/2025
Opinião
26/10/2025
Opinião
26/10/2025