Por
Gazeta Paços de Ferreira

10/08/2025, 0:00 h

11

FÉRIAS?

Joaquim Leal Opinião

OPINIÃO

Para uns acabaram, para outros ainda não começaram, e isto para não falar dos que nunca as gozarão.

Por Joaquim António Leal

 

Férias! Quem não sonha com uma temporada numa ilha paradisíaca, num destino idílico, ou, à falta de melhor, num local que afaste as preocupações do dia a dia, que desligue a realidade por algum tempo. Contudo, segundo um estudo recente da Eurostat, mais de 35% dos portugueses não conseguiram gozar uma semana de férias fora de casa no ano passado. Os traídos pelos sonhos totalizaram mais de um terço dos habitantes deste país. E se adicionarmos a este número aqueles que recorreram a um crédito bancário para conseguirem deslocar-se para algum lugar, então contabilizaremos muito mais pessoas carentes e descontentes.

 

E porque não amealharam todos durante o resto do ano para cumprirem o sonho durante uns dias de verão?

 

Por acaso sabiam que cerca de 65% dos salários dos trabalhadores portugueses vão, todos os meses, direitinhos para o pagamento de despesas com a habitação? E que entre 2020 e 2025 o preço da alimentação aumentou mais de 200%?

 

 

 

 

Pois, pois! Expliquem-me como é que alguém que vive do salário mínimo há de conseguir suportar as despesas básicas e ainda amealhar algum.

 

Não, não são todos uns malandros que não querem trabalhar! A verdade é que há quem tenha dois e três empregos para conseguir pagar uma renda de casa, para não ter de ir viver para um bairro de lata ou para debaixo duma ponte.

 

Férias? Este ano, mais uma vez, haverá quem não saiba o que isso é. Quem pensa em férias enquanto se esfalfa a trabalhar e, mesmo assim, tem de optar entre ter um teto ou comprar um pedaço de pão?

 

Algo vai mal, muito mal neste belo país!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025

Opinião

FÉRIAS?

10/08/2025

Opinião

O novo regime de citações e notificações eletrónica em processos judiciais

10/08/2025