Por
Gazeta Paços de Ferreira

02/08/2025, 10:09 h

14

A terra onde as crianças têm lugar garantido e gratuito

Opinião Opinião Politica Juventude Socialista

OPINIÃO POLÍTICA

Paços de Ferreira, com o lançamento de 13 creches totalmente gratuitas, tornou-se o único (sim, o único) concelho do país a dar este passo decisivo para o futuro.

Por Fernando Machado (Presidente da Juventude Socialista de Paços de Ferreira)

 

Distribuídas por todo o concelho e prontas a entrar em funcionamento já a partir de setembro, o nosso concelho torna-se, assim, o único concelho do país a garantir uma rede tão abrangente de creches sem custos para as famílias. É um compromisso concreto com a infância, com a igualdade de oportunidades e com o apoio direto à vida das famílias do concelho.

 

Este projeto é uma resposta clara a um dos maiores desafios das famílias portuguesas: o acesso a estruturas de apoio à infância. Ao eliminar barreiras económicas, o município garante que nenhuma criança dos 0 aos 4 anos ficará sem vaga ou sem acesso a uma creche por questões financeiras.

 

Mas não é apenas uma medida social. É uma política estratégica e de visão. Estudos demonstram que investir nos primeiros anos da infância é uma das formas mais eficazes de reduzir desigualdades e promover o sucesso escolar. Com esta política assente em princípios basilares como a igualdade de oportunidades para todas as famílias, Paços de Ferreira coloca-se na linha da frente do desenvolvimento humano e educativo.

 

Este projeto distingue-se também pela qualidade pedagógica, proximidade às pessoas, valorização dos profissionais e condições de excelência para as crianças crescerem em segurança, afeto e estímulo constante. Garante-se, assim, que a inclinação da “rampa de lançamento” de todas as crianças para a sua vida não dependerá tanto das condições económicas e sociais dos seus pais.

 

 

 

 

Num momento em que o país inteiro debate soluções para a natalidade e apoio às famílias, aqui, dá-se o exemplo, com promessas cumpridas. E esta será uma prioridade para os próximos anos: alargar ainda mais o acesso, reforçar a rede de creches e continuar a apostar numa educação pública de qualidade.

 

Este ambicioso projeto municipal não pretende, em momento algum, colocar em causa o trabalho fundamental e histórico desenvolvido pelas IPSS no concelho. Pelo contrário, (reconhecendo o seu papel insubstituível) acreditamos que há lugar para todos, num modelo complementar que garante resposta plena a todas as famílias. O futuro constrói-se em conjunto, com qualidade, equidade e inclusão.

 

Esta medida é, também, o reflexo de uma governação com visão, responsabilidade e proximidade, liderada pelo Partido Socialista. Num ano de eleições autárquicas, este é um exemplo claro do que significa fazer política com propósito: resolver problemas reais das pessoas e garantir que as condições económicas e sociais herdadas, não se traduzam numa castração de sonhos e oportunidades.

 

Paços de Ferreira está na linha da frente. E com o Partido Socialista continuará a estar.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Colesterol LDL: 55 é a linha vermelha para quem já teve um ataque cardíaco

2/08/2025

Opinião

O ESTADO DA “BAZUCA”

2/08/2025

Opinião

Paços de Ferreira, um exemplo de vitalidade e inclusão

2/08/2025

Opinião

Alterações ao Código do Trabalho: Grave Ataque aos Trabalhadores

2/08/2025