Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/07/2025, 0:22 h

20

Lions Clube - Abraço Solidário a Mendonça Pinto

Munícipio Atualidade Freamunde Associativismo

ATUALIDADE

O Lions Clube de Paços de Ferreira ofereceu o Abraço Solidário a Mendonça Pinto que, ao longo da sua vida, serviu com empenho diversas funções, incluindo combate a incêndios urbanos e florestais, socorro a vítimas em acidentes, apoio em situações de emergência, tendo integrado órgãos de direção e de comando dos Bombeiros Voluntários de Freamunde por mais de 30 anos.

O homenageado com Maria João Neto da Silva, presidente do Lions Clube de Paços de Ferreira.

 

Hoje, com 74 anos de idade, Mendonça Pinto vive em Freamunde, sendo natural de Idães, mas aos quatros anos de idade mudou-se para Cristelos, onde cresceu e viveu a sua juventude.

 

O seu pai foi bombeiro em Lousada e porque o acompanhava até à corporação para jogar "ping-pong" com os amigos, foi aqui que começou a sua paixão pelos Bombeiros.

 

A PT foi o seu local de trabalho, exercia um cargo de administrativo, recorda a sua boa relação com os colegas de trabalho de quem tem muitas saudades.

 

Vive em Freamunde, terra que o acarinhou e adotou, desde que casou com Inês da Graça, sua esposa já falecida, do casamento nasceram dois filhos (um casal).

 

Atualmente exerce a função de presidente da direção da A.H.B.V. Freamunde, no seu primeiro mandato.

 

 

Convidaram-no para fazer parte da A.H.B.V.F. há mais de 40 anos, serviço que presta à corporação desde essa altura. Iniciou como diretor e depois como comandante, mais de 30 anos neste cargo.

 

Acompanhou os seus bombeiros sempre, trazia uma farda no carro, caso fosse necessário.

 

Questionado sobre quais os serviços mais difíceis, responde: «Todos os serviços são difíceis, mas um serviço relacionado com “suicídio” é dramático e complicado, pergunta-se “porquê”, o que levou determinada pessoa a praticar um ato bárbaro e cruel e não se conseguiu salvar” ou aquela outra história muito mediática - “um pai e filho morreram num poço” e muitos outros, mas uns fazem esquecer outros e assim sucessivamente. Os bombeiros têm de estar lá e levamos para casa estas dores.»

 

No seu mandato de presidente, pretende criar o Centro de Formação e ampliação do Quartel. Um trabalho contínuo para salvar pessoas e bens.

 

Sobre serviços relacionados com incêndios já cobriu todo o país, chegou a estar 10 dias na Serra do Caldeirão.

 

Já foi condecorado e dá muito valor quando se é reconhecido, mas quando se trata de um bombeiro é sempre um momento glorioso. Recorda o Bombeiro Max, como é conhecido pelo seu ato de coragem ao salvar uma pessoa e recebeu uma alta distinção.

 

Ao longo da sua vida dedicou-se de alma e coração à corporação. Disse que será muito difícil deixar esta causa quando se faz por amor.

 

Nunca abandonou um local sem que todos os bombeiros o acompanhassem.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Entre trancos e barrancos… a moeda com curso legal nem para comprar uma côdea de pão já serve?

16/07/2025

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025