Por
Gazeta Paços de Ferreira

11/05/2025, 0:00 h

27

Cuidar da comunidade é construir o futuro!

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO

"Cuidar, essa é, talvez, a palavra que mais falta no nosso vocabulário político."

Por Célia Carneiro (Presidente de Mulheres Social Democratas de Paços de Ferreira)

 

Vivemos tempos exigentes. Olhamos para o mundo e vemos mudanças rápidas, incertezas, desafios que nos tocam a todos. Mas é justamente nesses momentos que voltamos ao essencial: às pessoas, à comunidade, aos laços que nos unem e nos fazem acreditar. E isto nas várias áreas da vida.

 

Cuidar, essa é, talvez, a palavra que mais falta no nosso vocabulário político. Cuidar dos nossos idosos, que já nos deram tanto e pedem tão pouco. Cuidar de quem cuida, tantas vezes em silêncio, no quarto ao lado, no sofá da sala, nos gestos pequenos de todos os dias. Cuidar da saúde de cada um, em todas as fases da vida e não apenas quando a doença aparece; mas muito antes, apostando na prevenção, no bem-estar, na qualidade de vida.

 

A esperança média de vida tem vindo a aumentar e ainda bem que assim é. Importa ter não só mais tempo de vida e sim mais tempo de vida com qualidade. Paços de Ferreira precisa, e merece, mais respostas sociais que respeitem a dignidade das pessoas. Ter serviços inovadores para os nossos idosos e inovar também os que estão já disponíveis. Um centro de noite para idosos. Não é luxo, é justiça. É permitir que muitos possam manter-se junto da família, com apoio adequado, em segurança, mantendo a sua autonomia, o seu ritmo, os seus afetos. É aliviar os cuidadores informais, que tantas vezes se sentem sozinhos, exaustos, invisíveis. Valorizar esses cuidadores é valorizar a solidariedade no seu estado mais puro, permitindo que também eles possam cuidar mantendo a sua qualidade de vida. Mas não podemos falar de saúde sem falar de prevenção, de exercício, de saúde mental. Sim porque precisamos de mais vida nos nossos dias, não apenas de mais dias nas nossas vidas.

 

 

 

 

Este é o momento de abraçarmos uma visão mais ampla para o nosso concelho, para que Paços de Ferreira se torne uma Cidade Saudável, inspirada nos princípios da Organização Mundial de Saúde. Onde as decisões políticas são feitas com base no impacto que têm na vida das pessoas. Onde se investe na prevenção, se promove o bem-estar físico e mental, se criam espaços de inclusão, participação e crescimento.

 

Precisamos de mostrar aos nossos jovens que a política não é um lugar distante ou corrupto, mas sim um espaço de democracia, um espaço de construção, onde as suas ideias e energias fazem falta. Só há futuro se os jovens tiverem voz, lugar e protagonismo.

 

Não queremos uma política de promessas fáceis. De lançamentos de primeiras pedras e inaugurações antes da obra feita, e que muitas vezes nem chegam a acontecer, não passando de promessas vazias. Queremos uma política que escuta, que age, que transforma. Uma política que acontece e faz acontecer. Queremos um concelho mais humano, mais ativo, mais justo.

 

Cuidar da nossa comunidade é construir o futuro. E esse futuro começa agora, com cada um de nós.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

SERVIÇO NACIONAL DO NUMERÁRIO SERVIÇO DE INTERESSE GERAL

11/05/2025

Opinião

CRESCER PARA RENDER … FORMAR PARA VENCER!...

11/05/2025

Opinião

Cuidar da comunidade é construir o futuro!

11/05/2025

Opinião

Memória política

11/05/2025