Por
Gazeta Paços de Ferreira

18/11/2020, 18:29 h

462

MUNICÍPIO | Escola Secundária | Confusão nos CTT | Linha Ferroviária | Academia Profissional | Capão à Freamunde

Munícipio

Secundária de Paços conquistou Selo europeu

A Escola Secundária de Paços de Ferreira (ESPF) obteve o ambicionado Selo de Conformidade EQAVET – Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais. “Somos agora, com muito orgulho, uma das escolas (a nível nacional) certificada – durante 3 anos – com o Selo que confere a excelência do trabalho de todos nós, ao longo destes anos”, declarou a sua direção.
O processo de certificação envolveu, além da direção da ESPF, alunos e ex-alunos, docentes, coordenadores de curso, pessoal não docente, encarregados de educação, entidades empregadoras de ex-alunos, bem como parceiros externos.

Aulas do secundário decorrem em regime não presencial

Desde a passada segunda-feira, dia 2 de novembro, que todos os alunos do Ensino Secundário (Regular e Profissional) de Paços de Ferreira passaram temporariamente do regime presencial para o regime não presencial, com a aplicação do Plano de Ensino à Distância. Esta medida foi ponderada no contexto da propagação do novo coronavírus, sendo o ambiente escolar um dos mais propícios à mesma.

Confusão à porta dos CTT para levantar cartão de cidadão

O presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, Alexandre Costa, expressou a sua indignação através do Facebook, na passada segunda-feira, 9 de novembro, face à quantidade de pessoas que se aglomeravam à porta do edifício dos CTT na cidade.

“Quando o Estado se esquece do Estado!”, reagiu o presidente, protestando: “Por que é que não foi dado às Juntas de Freguesia a possibilidade de entregarem os milhares de Cartões de Cidadão que estão a ser agora levantados nos CTT? Criando esta verdadeira confusão à porta.

Assim será difícil conseguirmos bons resultados na luta contra o COVID-19.” Pois contra factos, não há argumentos...

Protocolo da Linha Ferroviária do Vale do Sousa será assinado em dezembro

O protocolo para a Linha Ferroviária do Vale do Sousa será assinado já no próximo mês de dezembro. Os autarcas dos concelhos abrangidos participaram numa reunião de trabalho por videoconferência, no passado dia 3 de novembro, com o objetivo de fixar os termos do documento.

No encontro estiveram representadas as diferentes partes envolvidas: Infraestruturas de Portugal, Câmaras Municipais de Paços de Ferreira, Valongo, Lousada, Paredes, Felgueiras, Área Metropolitana do Porto e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Academia Profissional será vizinha do Pavilhão Municipal

O projeto de arquitetura para a construção da Academia Profissional de Paços de Ferreira foi aprovado na reunião do Executivo Municipal realizada no passado dia 3 de novembro. Irá localizar-se no quarteirão da Avenida Dr. Jaime Barros e Rua da Escola Secundária, junto ao Pavilhão Municipal.

Serão construídos dois edifícios principais incorporando organicamente o edifício pré-existente que alberga a Escola Vértice. O projeto é inovador, apresenta espaços concebidos para mudarem de configuração consoante as necessidades. As condicionantes deste tipo de ensino foram privilegiadas, daí o enfoque nas aulas práticas e nas oficinas. Inclui ainda um auditório com capacidade para receber 150 pessoas.

O projeto de arquitetura foi integralmente realizado por técnicos da Câmara Municipal. A autoria é do Arquiteto Gilberto Martins, que contou com a colaboração da Arquiteta Paula Moreira.

Ambição política” e formativa

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira foi a grande impulsionadora da Academia Profissional, que assume como “a concretização” de uma “ambição política”, e “cuja missão é responder, de forma permanente, às necessidades das empresas da região, no que diz respeito ao capital humano qualificado e afirmar-se como um centro de excelência na qualificação desse mesmo capital”.

Os outros parceiros neste projeto são a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a Profisousa e 27 empresas do concelho.

Capão à Freamunde em tempo de pandemia

A Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Freamunde e a Associação de Criadores de Capão estão a estudar a melhor forma de celebrar o Capão à Freamunde no próximo mês de dezembro, garantindo a “ defesa da saúde pública” na “complexa situação pandémica” que se vive em Paços de Ferreira.

Uma reunião com esse fim foi já realizada, no passado dia 3 de novembro, tendo contado com a participação de responsáveis de vários restaurantes do concelho. A Autarquia informou que “nos próximos dias será apresentada a forma como será assinalada, no mês de dezembro, esta tradicional data, naturalmente muito diferente do habitual”.

Opinião

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025

Opinião

MANUEL GASPAR E A ACADÉMICA

12/07/2025