02/11/2024, 0:00 h
1465
OS OUTROS JORNAIS DISSERAM
17 de Novembro de 2024
"Penso sobretudo em quem deixa Gaza no meio da fome que atingiu os irmãos palestinianos perante a dificuldade de fazer chegar comida e ajuda ao seu território", escreve Francisco.
O Papa Francisco considera que se deve investigar se Israel está a cometer atos de genocídio em Gaza, segundo refere no seu novo livro "A esperança nunca desilude" e cujos primeiros excertos foram este domingo publicados no diário La Stampa.
SÁBADO, 14.10.24
14 de Novembro de 2024
EUA, democracia ou plutocracia?
No dia a seguir às eleições Elon Musk aumentou a sua fortuna em 26.500milhões de dólares e os dez mais ricos em 64.000 milhões, de acordo com o Le Huffpost.
(...)
De acordo com um estudo publicado neste jornal, Os EUA em números | Infografia | PÚBLICO, vale a pena ter presente que há 36.800 milhões de pobres
No país, 1.808.100 presos (o maior número no mundo), não há serviço nacional de saúde, 1% da população detém 26% da riqueza total, gasta mais na defesa do que os nove países que se lhe seguem por ordem decrescente.
Tem em percentagem menos alunos até ao 12.º ano que Portugal.
A dívida pública dos EUA é de 34,62 triliões de dólares.
É o país mais endividado do mundo.
Domingos Lopes, 13 de Novembro de 2024, 8:38, PUBLICO(E depos elas acontecem)
O Estado deixou por investir 793 milhões de euros na Saude em cico anos.
In JN, 14.12.24
O dólar a caminho do fim da sua era imperial
O papel internacionaldo dólar tem permitido ais EUA uma situação ímpar a nível mundia, que é a de pagarem a dívida externa, que atinge recentemente o valor de 26 biliõoes de dólares (triliões americanos), com a emissão da sua pr´pria moeda.
O dólar a caminho do fim da sua era imperial - Jos´Soares Fonsaca, in PUBLICO, 14.11.24
Uma viragem histórica?
Escolha-se a causalidade que se quiser. Reacionarismo cultural promovido pelas redes, irracionalismo anticientífico, racismo desenfreado disfarçado de senso comum, brutalização acentuada das relações sociais, paranóia securitária e vontade de Estado policial, a guerra como remédio necessário. Desorientação política das classes populares, mais precárias e mais pobres, mas, acima de tudo, expectativas defraudadas das classes médias cada vez mais conquistadas por soluções autoritárias. Lembremo-nos que tudo isto, sem exceção, precedeu Hitler nos anos 30. Com tudo isto nos confrontamos hoje.
Manuel Loff, in PUBLICO, 14.11.24
Na vitória, todos dizem que Trump controla a Presidência dos EUA, controla o Senado dos EUA, controla a Câmara de Representantes dos EUA, controla o Supremo Tribunal dos EUA.
Agora percebo melhor o que quer dizer Washington DC .
Claro: Democracia Controlada....
Cristiano Ribeiro, in Faceook
LA GUERRA DE UCRANIA EXPLICADA EN 5 MINUTOS
por Jeffrey Sachs, exconsejero del secretario general de la ONU.
Liberdade
Uma base fundamental da liberdade assenta na satisfação de necessidades básicas das pessoas.
Essa satisfação não está a ser garantida e é fomentada a suspeição e o ódio entre a imensidão dos que ou não chegam a ter a plena cidadania, ou vão sendo deserdados.
Manuel Carvalho da Silva, JN 10. 10 24
1913 - Nasce Álvaro Cunhal
1961- Desvio do avião Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática, dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelavam à resistência à ditadura.
"Discurso apócrifo de Álvaro Cunhal*
Para assegurar a vitória definitiva, insistimos em duas condições essenciais e imediatas. A primeira condição essencial é a da nossa posição face aos ricos. Nenhum rico tem culpa de ter nascido rico. Um rico herda, no momento em que nasce, uma posição assente na desigualdade social, no abismo existente entre amo e escravo, entre aqueles que produzem e aqueles que beneficiam do produto do trabalho. Mas um rico, por si só, não é um inimigo.
(....)
A segunda condição do êxito, essencial para assegurar a vitória definitiva, é a assunção de que um pobre não é necessariamente um homem bom, porquanto privado da sua liberdade, em especial a de pensar a sua condição. Muitos pobres pensam como os ricos e querem passar à condição de ricos. Eles não sabem que, se o modo de viver humano tivesse sido tal que se dispensasse o trabalho para produzir bens que satisfaçam necessidades vitais imediatas, não teria havido relação e conflito entre amo e escravo. É preciso informá-los.
Discurso apócrifo de Álvaro Cunhal*
António Jacinto Pascoal, 10 de Novembro de 2024, PUBLICO
GAZA
70 por cento das mortes em Gaza são de mulheres e crianças.
José Manuel Correia Pinto,
8.11.24
O abraço de ferro à Europa
Para os órfãos europeus de Biden, que temem uma Europa abandonada pelos EUA, tenho uma boa notícia.
O abraço de ferro de Biden à Europa, impondo uma guerra que poderia ter sido evitada, vai ser ainda mais apertado com Trump, intensificando um protecionismo que aumentará a migração das empresas europeias para os EUA.
O colapso do Governo alemão é uma coincidência profética da tribulação que parece aguardar a UE, caminhando de olhos vendados para o pandemónio final da sua incompetência.
Viriato Soromenho Marques, in DN, 9.11.24
|
|
"O "trumpismo" é a consequência, não a causa, de uma mudança estrutural de longo prazo na economia política americana. Ao longo da maior parte dos últimos 30 anos, enquanto o Partido Republicano abraçava a intolerância, as mentiras e o ódio para incitar os medos e ressentimentos da classe trabalhadora, o Partido Democrata abandonou a classe trabalhadora e abraçou o comércio global, a desregulamentação das finanças e impostos mais baixos sobre os ricos, e permitiu o ataque corporativo aos sindicatos e à monopolização da indústria.
Como resultado, o salário médio dos 90% mais pobres aumentou apenas 15%, ajustado pela inflação, enquanto o mercado de ações disparou 5.000%.
Para seu crédito, o governo Biden é o primeiro governo democrata em mais de 30 anos a rejeitar movimentos adicionais em direcção à globalização e desregulamentação, a propor impostos mais altos para os ricos, fortalecer os sindicatos, utilizar agressivamente uma política anti-trust e a adaptar uma política industrial voltada para o futuro.
Mas essas medidas levam anos para entrar em vigor, e muitos americanos da classe trabalhadora ainda não beneficiaram delas."
(Reich fez parte do governo de Bill Clinton).
Citação num comentário neste blogue
By Francisco Seixas da Costa at quinta-feira, novembro 07, 2024
02 de Novembro de 2024
(Finian Cunningham, in Strategic Culture Foundation, 29/10/2024, Trad. da Estátua)
Bruxelas está a arruinar o maior fabricante de automóveis da Europa |
O capitalismo impõe as suas leis
A tragédia que assolou a região de Valência e zonas limítrofes de Castilla - La Mancha, que provocou mais de 100 mortos, milhares de famílias desalojadas e um grande número de pequenas empresas destruídas, mostra que nem a robótica nem a inteligência artificial podem evitar a catástrofe quando o capitalismo impõe as suas leis e as capacidades humanas e os meios técnicos não são postos ao serviço do ser humano.
Se quer a Paz
Os EUA são um capitalismo surreal
Carolina do Norte, chave para Trump e Harris, mas também para a luta sindical: “Os EUA são um capitalismo selvagem onde 1% tem uma riqueza surreal”
A Carolina do Norte, em cujo caminho o furacão Helene deixou cem mortos, é fundamental para Donald Trump e Kamala Harris, mas também para a luta sindical dos 5.000 trabalhadores dos armazéns da Amazon em Garner. “Depois de trabalhar 40 horas, você tem que trabalhar mais horas no Uber ou no McDonalds”, diz um dos sindicalistas, Orin Starn.
31 de outubro de 2024
Hoje a guerra entre o Estado de Israel e os diferentes grupos de milícias apoiados pelo Irão parece não ter fim. Se for possível estabelecer uma escala de atrocidades, as de hoje são piores.
elDiario,es
Israel aprova lei que proíbe a Agência da ONU para Refugiados Palestinos de operar no país
elDiario,es
30 de outubro de 2024
Da Segunda Guerra Mundial aos conflitos no Médio Oriente
A história face aos manipuladores
Logo que a capitulação da Alemanha foi assinalada, o Instituto Francês de Opinião Pública, o IFOP, perguntava já aos franceses:” Na sua opinião, que nação contribuiu mais para a derrota da Alemanha?”.
Na altura, em Maio de 1945, todos pensavam nos milhões de soldados tombados na Frente Oriental, no seu papel decisivo no enfraquecimento do exército nazi, e no envolvimento tardio dos americanos no conflito.
Por conseguinte, 57% dos inquiridos responderam “a URSS”, e apenas 20% “os Estados Unidos”.
Mas quando, em 2024, o IFOP fez a mesma pergunta, as respostas inverteram-se: 60% dos inquiridos designaram os americanos e 25% os soviéticos.
Benoit Bréville, in Le Monde Diplomatique, outoubro de 2024
27 de outubro de 2024
(Major-General Carlos Branco, in Jornal Económico, 24/10/2024)
Ao final de dois anos e meio de guerra, a fórmula do “deem-nos mais armas que nós resolvemos a guerra” está esgotada. Não funcionou no passado e muito menos funcionará no presente com a Federação da Rússia muito mais capaz militarmente.
A sua grande vulnerabilidade está na carência de recursos humanos, agravada pelo cada vez maior número de deserções e fugas ao serviço militar. “O Gabinete do Procurador-Geral ucraniano afirmou, em outubro, que se registaram cerca de 100 mil casos de deserção. Mais de metade este ano (2024), o que equivale a cerca de 10% de todo o pessoal das forças armadas.”
Parar a tempo é uma grande virtude
26 de outubro de 2024
25 de outubro de 2024
Por uma política orçamental soberana, justa e adequada às necessidades do país
Estado máximo para poucos
Hoje em dia as grandes empresas têm benefícios fiscais para contratar trabalhadores, têm benefícios fiscais para aumentar os salários dos trabalhadores, têm benefícios fiscais para desenvolver ciência e investigação, têm benefícios fiscais para capitalizar, tem benefícios fiscais para recapitalizar empresas.
No fundo, eles estão sempre disponíveis para fazer o que é preciso, o que é suposto uma empresa privada fazer, desde que haja contrapartidas do Estado. Isso não é Estado mínimo. Isto é Estado máximo, mas convertido num instrumento de favorecimento dos grupos económicos e financeiros
(Vasco Cardoso, Comissão Política do PCP).
A líder da bancada garante que há recursos para financiar as propostas do PCP, seja através do excedente orçamental ou da tributação dos grupos económicos.
Ana Bacelar Begonha15 de Outubro de 2024, 18:26, PUBLICO
Pontos nos Is
Há quem mova mundos e fundos para ocultar a essência das coisas tal como elas são. Uma das técnicas é reduzir a complexidade da realidade e reduzi-la quase infantilmente aos bons e aos maus. Os bons são os nossos. Os outros os maus.
Domingos Lopes, in PUBLICO, 16.10.24
Falta um mês para o arranque da segunda edição
Festival Utopia “abre a porta” do
mundo fantástico de Kafka
Instalação de realidade virtual que simula o universo da obra “A Metamorfose” chega, pela primeira vez, a Portugal
Falta um mês para o arranque do Utopia, Festival Literário que vai regressar a Braga entre 15 e 24 de novembro.
(Cancro do pulmão)
O rastreio do cancro do pulmão em Portugal é um investimento que vale a pena? A Aliança para o Cancro do Pulmão, composta por sete entidades unidas pelo objetivo comum de reduzir a mortalidade, aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes com este tipo de tumores, dá resposta a esta questão, através de um estudo que o confirma: o rastreio é um investimento custo-efetivo, aumenta a taxa de sobrevivência e reduz os custos com os tratamentos mais avançados (1,2). Contas feitas, a implementação deste tipo de rastreio no nosso país poderia permitir salvar milhares de vidas (1).
A Aliança para o Cancro do Pulmão
(Empobrecimento)
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (amanhã, dia 17 de Outubro), a Cruz Vermelha Portuguesa anuncia um aumento geral de 73% nos pedidos de apoio social, um reflexo da crescente vulnerabilidade da população num contexto de empobrecimento e aumento do custo de vida em Portugal.
Entre 2022 e 2023, a CVP notou um agravamento de 80%. Passaram de 389 para 1.986 pessoas apoiadas.
Enrico Letta, in El Pais, 14.10
14.10.1964 - Há 60 anos o Prémio Nobel da Paz para Martin Luther King
«Aceito o Prémio Nobel da Paz num momento em que 22 milhões de negros nos Estados Unidos estão envolvidos numa batalha criativa para encerrar a longa noite da injustiça racial.”
Durmam bem!
By Francisco Seixas da Costa at segunda-feira, outubro 14, 2024
As mensagens [do secretário-geral do PS] deste fim-de-semana, nos discursos dos congressos federativos em que participou, a iinvetivar socialistas a descer do seu “pedestal” (os comentários televisivos), a pedir um PS “a intervir a uma só voz”, a avisar os seus antigos colegas (Pedro Nuno Santos também foi comentador, ainda que brevemente) que “não são comentadores como os outros”, não são aceitáveis num partido como o PS. Vindas de um homem como Pedro Nuno Santos que, durante toda a sua carreira política, nunca se inibiu de criticar publicamente a estratégia do seu partido quando não concordava, é uma contradição total.
Ana Sá Lopes, PÚBLICO, 14.10
É para mim evidente que há uma elite que procura garantir que a classe política e a opinião pública portuguesas voltem a um estado de adormecimento conformado que permita prosseguir políticas que poderão ter os seus méritos económicos e geoestratégicos para quem domina (…)»
PEDRO TADEU, NO DN
12 DE JUNHO DE 2024
|
XXXXXXXXXXXXXX 9 DE JUNHO XXXXXXXXXXXXXXXXX
«Pretende ser um plano de emergência, não estratégico, mas acaba por ser um plano estratégico, com essa destruição do SNS. Com a consideração mítica de que o privado resolve tudo, acaba por ser estratégico nas consequências de destruição do SNS.»
ANTÓNIO CORREIA DE CAMPOS, NO PÚBLICO
8 DE JUNHO DE 2024
O sangue dos jovens das várias repúblicas soviéticas não foi derramado nas praias da Normandia, mas foi efectivamente a Frente Leste que derrotou Hitler.
Ana Sa Lopes, PUBLICO, 9.6.24
|
---|
PUBLICO.es, 9.6.24
xxxxxxxxxxxx 8 de junho xxxxxxxxxxxxxx
Necessario um sobressalto diplomático
Num mundo em que muitos Estados — Ucrânia, Rússia, Palestina, Israel — olham para os conflitos que os envolvem como existenciais, como evitar uma escalada bélica, em particular quando as grandes potências quebram as suas próprias regras? Como desenhar um novo caminho de segurança colectiva?
Le Monde Diplomatique Junho
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PUBLICO.es,8.624
Negocios, 7.6.24
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX 6 DE JUNHO XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
O caso da boleia para o Sistema Nacional de Saúde
O Plano de Emergência resume-se a um conjunto de medidas que visam, explicitamente, convidar os sectores privado e social a entrarem pela porta grande do SNS.
Cipriano Justo
PUBLICO,6.6.24
Tribuna Expresso, 6.6.24
XXXXXXX XXXXXXXXX 5 DE JUNHO XXXXXXXXX
«Enquanto a economia precisar, os imigrantes vão continuar a entrar, na mesma quantidade e da mesma forma. Apenas permanecerão ilegais, nas mãos das redes e dos patrões. Uma excelente notícia para quem lucra com a clandestinidade.»
DANIEL OLIVEIRA, EXPRESSO
5 DE JUNHO DE 2024
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
O secretário-geral do PCP defendeu hoje (27) que Portugal precisa de uma política agrícola e de um governo que vá ao encontro das necessidades dos agricultores, em particular da pequena agricultura
----------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Desigualdades de remunerações entre Homens e Mulheres |
AS DESIGUALDADES DE REMUNERAÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES CONTINUAM,EM 2022 AS MULHERES RECEBERAM MENOS 4993 MILHÕES € QUE OS HOMENS COM IDENTICAS QUALIFICAÇÕES,O PRINCÍPIO “PARA TRABALHO IGUAL SALÁRIO IGUAL” É VIOLADO,A DESIGUALDADE É TANTO MAIOR QUANTO MAIOR É A QUALIFICAÇÃO E O NIVEL ESCOLARIDADE DAS MULHERESE, ENTRE 2015 E 2022, OS AUMENTOS EM EUROS PARA HOMENS FORAM SUPERIORES AOS DAS MULHERES NAS QUALIFICAÇÕES ELEVADASE A DESIGUALDADE PROLONGA-SE NA REFORMA. |
JN, 26.12
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Europa vem rezar na nossa igreja e não faz nada contra este genocídio.
PUBLICO, 25.12.23
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
|
---|
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os bloqueios do Suez e do Panamá aumentam as tensões geopolíticas, comerciais, económicas e energéticas O duplo colapso dos canais revoluciona as rotas comerciais, gera novamente perturbações logísticas e dá asas ao petróleo. Estas são as dez chaves para os danos colaterais de uma situação que está a aumentar os riscos sistémicos globais.
PUBLICO.es, 24.12
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Ucrânia está entrincheirada e à beira do desastre devido ao crescente cansaço ocidental após quase dois anos de guerra O impasse russo-ucraniano está atolado quase 24 meses após a invasão de Putin, com o exército de Kiev na defensiva e à beira do desastre devido ao declínio do apoio europeu e norte-americano. PUBLICO.es , 25.12
|
---|
|
O Papa pede o fim da guerra em Gaza e uma “solução para a questão palestina” |
---|
PUBLICO.es,25.12
ONU acusa Israel de execuções sumárias em Gaza
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos confirmou que Israel matou 11 jovens palestinianos na frente das suas famílias na terça-feira. A ONU também adverte que, sem um cessar-fogo imediato, a Faixa de Gaza será mergulhada em "fome total".
elDiario.es, 23.12
Número de mortos na Faixa de Gaza já ultrapassa 20.000 em ofensiva israelense
De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, entre os mortos estão 8.000 crianças, 6.200 mulheres, 310 profissionais de saúde e 97 jornalistas.
-------------------------------------------------
«Enfermeiros dos hospitais CUF têm de lavar as suas fardas»
JORNAL DE NOTÍCIAS
22 DE DEZEMBRO DE 2023
570 000
PUBLICO, 23.12
----------------------------------------------
Há cada vez mais trabalhadores que não conseguem ganhar o suficiente para pagar uma prestação ou renda»
JORNAL DE NOTÍCIAS
23 DE DEZEMBRO DE 2023
-----------
Direito de origem divina de Povo Eleito à Terra Prometida
A ação do Estado Judaico na Palestina, o genocídio em Gaza e a destruição da Cisjordânia constitui um ato que os seus autores pretendem que seja o ato final do direito de origem divina de Povo Eleito à Terra Prometida, a provocar um Armagedeão em termos do Antigo Testamento bíblico. Os dirigentes judaicos justificaram e justificam com o Antigo Testamento da Bíblia e com o seu deus Javé a ocupação manu militari de mais este território da Terra Prometida a Abraão há quatro mil anos. Sem a dimensão religiosa não é possível entender a política do Estado de Israel, o discurso e o comportamento dos seus dirigentes e a atitude de arrogância que revelam perante aa comunidade internacional (gentios) e até contra os seus protetores americanos.
Carlos Matos Gomes, in Etatua de Sal.
Pagina Um,22.12
----------------------------------
DAVID PONTES, PÚBLICO
21 DE DEZEMBRO DE 2023
------------------------
POR JOSÉ GOULÃOQUINTA, 21 DE DEZEMBRO DE 2023
(Eduardo Vasco, in MonitordoOriente.com, 20/12/2023)
Imigrantes deram mais de 1600 milhões de lucro à Segurança Social
PÚBLICO, 18.12.23
Fisco português penaliza trabalhadores com menores rendimentos
JN, 18.12.23
José Júdce, DN,18.12.23
Carente de munições e com as tropas cansadas, as forças armadas ucranianas diminuíram a escala das operações militares à espera de melhores dias, enquanto o seu comandante entrou em desacordo público com o presidente..
dn, 18.12.23
DN,18.12.23
Opinião
6/12/2024
Opinião
4/12/2024
Opinião
2/12/2024
Opinião
1/12/2024