Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/07/2025, 10:53 h

27

Marchemos, mesmo quando ninguém está a olhar

Opinião Opinião Politica Partido Socialista

OPINIÃO POLÍTICA

Em outubro de 2025 vivemos mais um compromisso com a democracia. Falo, obviamente, das autárquicas e do Dia da Implantação da República. Dois símbolos vivos da nossa democracia. Iremos, no dia 12 de outubro, às urnas, para escolher os rostos que representarão as nossas freguesias, a Assembleia e a Câmara Municipal, por mais quatro anos.

Por Sílvia Azevedo (Presidente MS-ID Paços de Ferreira)

 

Estas eleições não são sobre lugares. São sobre proximidade, escuta ativa e atitude democrática. E, mais do que nunca, sobre homens e mulheres, que serão a voz e a intervenção, mais capazes de aproximar as necessidades da população à ação. 

 

Em Paços de Ferreira, a escolha do Partido Socialista recai em Paulo Ferreira. Socialista devoto e com legado político. Atualmente, já em funções como Presidente, foi vice-presidente, vereador da educação e porta-voz da concelhia partidária e tem sido incansável na criação de soluções para quem vive, trabalha e tem família no concelho.  

 

Nos últimos 13 anos de governação socialista o concelho mudou visivelmente, retiramos o concelho de dificuldades financeiras, investimos nas crianças, escolas, saúde, apoio à família e idosos, renovamos infraestruturas, valorizamos os jovens e garantimos uma governação séria, honesta e eficaz, apoiada pela população. 

 

Em 2013, o município herdou dificuldades financeiras graves. Com coragem e sentido de missão, o PS iniciou o caminho de recuperação. Saímos do Programa de Ajustamento Municipal, ganhámos autonomia orçamental, captamos fundos comunitários no valor de mais de 50 milhões de euros que foram investidos em creches, escolas, saúde, habitação, requalificação urbana e inovação.  

 

Garantimos refeições escolares gratuitas do pré-escolar ao secundário, transporte escolar gratuito, creches e berçários em todas as freguesias, cartão sénior, tarifa social de água, e lançamos o "cheque bebé" de 500 euros.  

 

Investimos em novos lares para idosos (ERPI’s), criamos a Academia Profissional Prof. Albino de Matos, com dois Centros Tecnológicos Especializados, para a indústria da madeira, do mobiliário e da tecnologia, construímos auditórios, renovamos estradas e espaços desportivos, e estamos a revolucionar os cuidados de saúde locais, com a construção do novo Centro de Saúde de Paços de Ferreira e a reabilitação do Centro de Saúde de Freamunde.  

 

 

 

 

Fomos reconhecidos como "Município Amigo da Juventude", e o trabalho feito com e para os jovens é uma referência nacional. Demonstramos que as mulheres têm um lugar essencial na política local. Têm sido pilar de proximidade, escuta e ação, seja na educação, na saúde, nas associações e nas juntas de freguesia. Trazem consigo empatia, firmeza e sentido de comunidade. Precisamos de uma política com rosto, mas também com coração. Hoje temos um concelho pensado para as pessoas e para a economia local. 

 

E é neste contexto que se impõe a candidatura e a vitória de Paulo Ferreira à Câmara Municipal de Paços de Ferreira. É a pessoa mais indicada, com visão e a humildade para continuar este projeto.  

 

Paulo, as Mulheres Socialistas de Paços de Ferreira estão contigo! 

 

A tua liderança será, acima de tudo, uma garantia de que o que foi bem feito será respeitado e que o que falta fazer será assumido com responsabilidade. 

 

No próximo mês de outubro, votamos mais do que em listas. Votamos em princípios, em provas dadas e num futuro com rosto. Votamos Paulo Ferreira. Votamos PS!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Autárquicas 2025: A verdade como compromisso

20/07/2025

Opinião

E PARA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRA …

20/07/2025

Opinião

Portugal deve muito aos Seminários

20/07/2025

Opinião

Atendimento médico gratuito na Radelfe - Uma medida de saúde eleitoral

20/07/2025