O Grupo de Jovens El Shadday encetou um novo capítulo da sua história, com o encerramento de “A Graragem do Senhor Abade”. A substitui-la apresenta agora o “Espaço Multicultural”, designação mais apropriada para a sua orientação “de pluralismo cultural e interculturalismo (e não apenas de de tachos e panelas)”. A mudança ocorreu no segundo fim-de-semana de julho.

“Somos mais, muito mais e estamos a preparar o nosso calendário de atividades para que possam perceber e participar, conhecer o nosso Espaço Multicultural e sentir que este espaço construído por nós é para que todos possam tomar parte, usufruir, participar e colaborar”, anunciaram nas redes sociais. Este grupo de jovens está também a recrutar elementos (14-25 anos) “para a nova etapa, com gosto pela música, arte, saúde e solidariedade, desporto e todas as áreas, que estejam disponíveis para partilhar um pouco do seu pouco tempo em prol dos outros e também para absorver e crescer com tudo o que podemos dar e partilhar”. Contacta-os pelo email geral@elshadday.pt

Celebração do 139.º aniversário de Sílvia Cardoso

As comemorações do 139.º aniversário de Sílvia Cardoso, nascida a 26 de julho de 1882, têm início amanhã, sexta-feira 23 de julho, com a inauguração da exposição de aguarelas de Sílvia Anjos, “Um Olhar sobre a figura da Venerável Serva de Deus, Sílvia Cardoso”, patente até 31 de julho na Capela Tumular. Do programa consta igualmente a apresentação do “Auto da Vida e da Morte” de António Aleixo pelo Grupo de Teatro da Paróquia de Santa Eulália, nos dias 23, 24 e 25 de julho, pelas 21h30, em frente ao Museu Municipal. Segunda-feira, 26 de julho, pelas 20h00, haverá uma Eucaristia Solene a assinalar o dia de aniversário de Sílvia Cardoso.

Instalação de passadiço de ligação do Parque Urbano a Quintãs

Arrancaram na passada terça-feira, 13 de julho, os trabalhos de instalação de um passadiço de ligação entre Parque Urbano de Paços de Ferreira e o trilho das Quintãs, “e que servirá também de miradouro para o espelho de água e toda a extensa área deste parque”, realçou o Município. Devido ao curto prazo da intervenção, o Parque continua aberto sem interdições.

Polémica ambiental

A construção deste passadiço suscitou entretanto a preocupação dos ambientalistas da Reconecta. Em causa está o facto do Bosque das Quintãs ser o habitat natural de espécies protegidas e muito vulneráveis, que podem ser perturbadas com o aumento de fluxo de visitantes. Alertam ainda para a necessidade de se recorrer à avaliação de biólogos sobre o impacto do trilho.

Junta auxilia na obtenção do Certificado Digital COVID-19

A Junta presta apoio na emissão do Certificado Digital COVID-19 (de Vacinação, Testagem ou Recuperação) através da Internet, para quem está com dificuldades em obtê-lo. Se não tem acesso a Internet ou impressora, dirija-se à Junta de Freguesia de Paços de Ferreira que será ajudado.

Empresário morre em despiste de mota na A41 na Maia

Um despiste de mota na A41, em Moreira da Maia, no passado dia 14 de julho, vitimou o empresário João Alves, de 45 anos. Proprietário de uma fábrica de sofás em Paços de Ferreira, era casado e deixa dois filhos menores.

Atividades de Verão para as crianças

A Junta de Freguesia de Paços de Ferreira organiza um conjunto de Atividades de Verão para as crianças dos 6 aos 11 anos. Tendo em conta as limitações provocadas pela pandemia de COVID-19, as atividades foram divididas por dias e agrupadas por tema, que cada criança/encarregado pode escolher. Decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, e tiveram início no passado dia 14 de julho, prolongando-se até 8 de agosto. No dia 10 de agosto realiza-se a Festa Final. Para mais informações contacte a Junta de Freguesia.

Moto Clube de Paços de Ferreira inaugurou sede no Parque Urbano

Na tarde do passado sábado, 17 de julho, foi oficialmente inaugurada a nova sede do Moto Clube de Paços de Ferreira. “Um fantástico espaço, no coração do Parque Urbano de Paços de Ferreira!”, exclamou Paulo Ferreira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. A inauguração contou com a presença do presidente da Autarquia, Humberto Brito, entre muitos outros convidados.

Associação Ornitológica cumpriu 32 anos de atividade

A Associação Ornitológica de Paços de Ferreira celebrou o 32.º aniversário no passado dia 11 de julho. As comemorações foram ao ar livre e tiveram lugar no Parque Urbano de Paços de Ferreira, local onde está situada a nova sede desta associação. Nelson Mendes, seu atual presidente, destacou a presença do fundador José de Alcobaça, tendo ainda homenageado “José Guimarães e António Leal, que já não se encontram entre nós, (…) que fundaram aquela que viria a ser a maior associação do género do nosso país”.

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS